domingo, 20 de setembro de 2015

Anestesia



Você aí? Já tomou uma anestesia na ponta do nariz? Não?

Pois então... se conselho fosse bom a gente vendia, eu sei. Mas mesmo assim, me permita te dar só um: Não queira tirar uma micro pinta, na ponta do seu nariz. Nunca!

Principalmente se ela for tão minúscula que nunca ninguém no seu círculo de conhecidos notou (Minto: das 400 pessoas que eu conheço aproximadamente, 2 delas repararam, o que representa 0,5%). O que me fez ir até ao consultório foi que a pinta parecia uma espinha e poderia aumentar com o passar do tempo, podendo ficar igual aquelas pintas de bruxa, sabe?

Foi no dia 11/06. Quando deitei naquela maca lembrei do conselho que meu pai me deu: “Não mexe nisso não. É muito pinico pra pouca bos_a”. Mas agora eu já tô aqui. Ferrou...

Pouco antes disso, quase tinha vomitado quando a secretária me passou o valor da retirada de névus (aparentemente é o termo científico para pinta), já que é um procedimento estético e o plano de saúde não cobre. Larguei minhas calças lá.

Só percebi que iria doer pra burro quando a médica disse: “Então vamos lá, vou começar. Prometo pra você que, no fundo, eu sou uma boa pessoa”. Aí eu realmente pensei em todos os palavrões que eu conhecia e poderia xingar essa respeitável senhora e reuni todo o pouco auto controle que eu tenho pra que eles permanecessem só na minha cabeça e não escapassem boca afora. Mesmo porque eu precisava da minha boca pra respirar, pois ela apertava meu nariz durante toda a tortura.

Comecei a afundar meu rosto na maca, como se aquilo fosse ajudar em alguma coisa. Ela até pediu pra sua auxiliar me dar 2 bolinhas macias pra eu apertar enquanto ela dava a segunda picada. Estraçalhei as coitadas das bolinhas.

Tem umas coisas que uma paciente não precisa ouvir numa maca, numa hora dessas.( E olha que não sou medrosa pra agulhas, nem injeção). Uma delas é: “Hummmm, vai sair bastante sangue”. Sim, ela falou isso, no auge do meu pensamento “porque-eu-fui-fazer-isso?” Foi então que eu pensei que preferiria fazer mais duas cesareanas, incluindo as terríveis contrações que tive antes e as anestesias na coluna, do que levar essa anestesia de novo. Nem sei explicar pra você o quanto doeu. O próximo momento foi quando ela resolveu brincar de corte e costura com o meu nariz: deu os pontos uma primeira vez e não gostou. Tirou. Fez de novo. Não gostou. Resolveu fazer uma terceira vez, pois disse que ponta de nariz é complicado mesmo. (“Ah é? Estou vendo, sua vaca!”). Foi então que ela disse: “Carol, acabei. Se ficar horroroso você volta que eu faço alguma coisa pra melhorar. A gente lixa, vê o que faz, pois nunca fica muito boa a cicatriz na ponta do nariz”. Pensei: Lixa? Como assim? Tem coisas tão pequenas, que você não deve mexer pois caso contrário entrará numa enrascada. Aprendi na prática.

Tá entendendo o meu conselho? Posso dar outros? Me empolguei, eu sei. Disse que iria dar só um.

Se mesmo depois de ter lido isso e resolver ir em frente, faça em qualquer dia, mas não no dia dos namorados, ou no dia do seu aniversário ou quando for apresentar um teatro que estava ensaiando há muito tempo.Você ficará 5 dias com aquele curativo ridículo de tamanho considerável, bem no meio da fuça. Saiba que chama atenção sim.

Todas as pessoas que você cumprimentar vão olhar pro seu nariz antes de olhar nos seus olhos, e perguntarão: “O que você fez aí ?”, o que te lembrará de dois em dois minutos da besteira que você fez. Seja sábio e pense nos compromissos que terá nos dias seguintes pra evitar tais constrangimentos.

Se tiver rinite, como eu, saiba que existe um sério risco dos pontos saírem voando, já que você coça o nariz de cinco em cinco segundos, sem contar os momentos em que ele está escorrendo e você tem que assoar o nariz sem rasgar os preciosos pontinhos.

Pronto: se mesmo depois de tudo isso você resolver tirar algo na ponta do nariz, considere-se um(a) corajoso(a). E saiba: os médicos não te alertam para nenhuma dessas consequências na consulta prévia. Eles não querem perder todos os seus pacientes e precisam ganhar dinheiro pra sobreviver. Se resolver fazer medicina, veja acima o que não falar para seus pacientes.

 De nada.



COISAS QUE VOCÊ NÃO DEVE CUTUCAR:

- onça com vara curta;

- um vespeiro ou cacho de marimbondos;

- o seu marido, quando estiver assistindo jogo de futebol. Se for final de campeonato então, nem se fala...

-mulher com TPM;

-Pitbull ou Rottweiller que você encontrar na rua, mesmo se eles aparentam ser bonzinhos;

-a torcida do Corinthians após mais uma eliminação da Libertadores;

-crianças, quando estão com sono e fome;

- a ponta do seu nariz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário