terça-feira, 22 de setembro de 2015

Ai que saudade




Semana passada, meu filho de oito anos chegou da escola arrasado e muito triste. Ele deitou na cama e colocou um travesseiro cobrindo o rosto pra ninguém ver que ele estava quase chorando. Perguntei: “O que aconteceu? Foi muito mal na prova de matemática?” e ele respondeu: “Não mãe. Na prova eu tirei dez. O problema é que eu perdi todas as minhas figurinhas (cards, na verdade) do Pokémon no pátio da escola e dificilmente alguém vai devolver pois quase todos os meninos colecionam lá.”


Aí parei pra pensar como eu estaria feliz e radiante se o grande problema da minha vida fosse o sumiço das figurinhas do Pokémon. E me deu uma saudade do tempo em que o grande problema da minha vida era decidir se eu iria passar uma semana das férias de janeiro no acampamento em Atibaia ou na casa de praia da minha tia em Peruíbe.


Ou quando o grande problema da minha vida era o elástico que arrebentou da cintura da minha calça de moletom, bem no meio da escola, fazendo com que eu ficasse sentada até minha mãe aparecer com outra calça decente pra mim.


Ou quando eu fiquei arrasada ao saber que o chocolate que eu tinha levado pra comer no intervalo sumiu e que eu não tinha levado mais nada pra comer.

Ou me preocupava horrores se meu dente, que estava quase pendurado, iria cair logo, pois, caso contrário eu iria ser encaminhada pra sala horrorosa da dentista da escola, que rancava os dentes com a delicadeza de um mamute.


Ou quando eu morria de medo de pegar piolho do Fabrício, um coleguinha de classe que sempre era pego na fila da procura pelos indesejáveis parasitas.


Lembro que também odiava meus dentes separados, justo os da frente, e ficava muito preocupada que os colegas da escola começassem a zoar com a mesma intensidade que meus irmãos zoavam (castor, Mônica, etc.).


Ai que saudade de quando a minha grande preocupação era se o pai da minha amiga iria deixá-la dormir na minha casa ou não.


Também fiquei arrasada por eu ser uma das únicas que não tinha aparelho nos dentes. Depois tive que usar uns cinco aparelhos diferentes e também fiquei revoltada por isso. Só um já estava bom pra matar a curiosidade.


Ai que saudade quando a grande preocupação do meu dia era se ia ter sagu de novo na merenda da escola ou se meu pai iria me dar uma garapa do tiozinho da feira de domingo, depois de ter ajudado a carregar as sacolas de frutas ou legumes.


Como eu queria ter uns cinco anos pra deitar no banco da igreja e dormir tranquilamente sem estar nem aí se tinha alguém olhando. Como eu queria, hoje em dia, só me preocupar em decorar logo a tabuada do seis pra poder brincar logo.


Ai que saudade da época que eu não sabia de toda a maldade e pobreza que existe no mundo.

As dificuldades pareciam existir, mas eram essas aí, graças a Deus. Se eu fui saudosista demais,  me desculpe.
 E você? Do que mais sente saudade?

9 comentários:

  1. Saudades do tempo que deixei de brincar com meus filhos para trabalhar e dar a eles mais condições de estudo e conforto...Hoje faço tudo pelos meus netos, numa maneira de compensar o que eu não fiz para os meus filhos....mas o tempo não volta nem nos queridos netos....então o negocio é curtir o que tenho AGORA.

    ResponderExcluir
  2. São as fases da vida.... melhor quando somos ignorantes com as realidades do mundo, e nos ocupamos com situações simples... Saudades de acampar na fazenda Santa Clara sem se preocupar..... que... teria que tomar banho no Monjolo ou no Matadouro, que a noite tinha um monte de sapos e morcegos e que estariam possivelmente dentro do quarto, que alias era uma tuia de arroz. Que ia ter que empurrar o carro na estrada. Que ia molhar as barracas quando chovesse... dentre tantas aventuras que vivemos por lá... Hoje já não vou mais pra esse tipo de aventura, sempre levo uma blusa de frio, um guarda-chuva no carro, e a necesser de remédios dentro da bolsa.... nossa como virar gente grande é chato... rsss

    ResponderExcluir
  3. Saudades de uma menina linda e prendada que bordava com ponto cruz um saquinho de pano para guardar as calcinhas usadas na mala. Essa menina cresceu e ficou mais linda ainda! Hoje borda com palavras textos que alegra a nossa vida!

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelo blog Lola! É realmente uma delícia apreciar seus textos! Bj

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pelo blog Lola! É realmente uma delícia apreciar seus textos! Bj

    ResponderExcluir