quarta-feira, 4 de março de 2020

Culinária complicada




Gosto de comprar livros de receitas. De vez em quando, me dá a louca e resolvo fazer alguma. Alguns acompanharam aqui, ou no Facebook, minha saga pra encontrar fava de baunilha, da minha luta pra abrir um cupuaçu ou minha tentativa de fazer creme Brulee. Mas, com os anos, me tornei preguiçosa, confesso, de me aventurar a fazer aquelas receitas trabalhosas que sujam a cozinha inteira, que demora uma tarde toda e usa batedeira, liquidificador e mais meia dúzia de parafernálias. Se tiver que usar a batedeira, penso 10 vezes se compensa. Ou aquela receita que leva 12 ovos. Precisa de tudo isso mesmo? Coitada das galinhas gente! Também me irrito com aqueles livros que usam só ingredientes difíceis de serem encontrados aqui, ou muito caros. Você acaba não fazendo receita nenhuma. Tá, mas por que estou falando tudo isso? Porque ontem estava nas lojas Americanas e meus olhinhos brilharam ao ver um livro de receitas bonito, de capa dura, custando apenas 27,99. Era de uma chefe inglesa chamada Sophie Michell.  Tinha visto uns livros de receita tempos atrás que custavam os olhos da cara, então achei que esse preço estava maravilhoso. Cheguei em casa toda animada pra abrir o livro. Aí me deparei com essas receitas aqui ó: 
-Gravlax de salmão
-Refogado de carne e bockchoy
-Rendang de carne com sambal de abacaxi
-Contrafilé grelhado com echalota
-Peito de frango assado com tupinambo
-Pakoras de couve-flor
-Salada de haloumi
-Risoto de espelta
-Torta de creme de cássia
-Pavê de Pimm’s
-Gelatina de Ginger Ale
Oi? Vocês já ouviram falar nessas coisas aí? É de comer mesmo?
Sem falar em outros pratos como bife de veado, salada de pato, sanduíche de lagosta e panqueca de caranguejo. Coisas nada fáceis de achar no mercadinho do Seu Joaquim. E, caso tenha a sorte de encontrar, tem que vender o seu rim pra pagar
Não entendeu o que é echalota, espelta, gravlax ou haloumi? Eu muito menos! Socorro, o que é isso? Que língua estamos falando aqui? Sei nem pronunciar essas palavras! Sem contar uns queijos usados nas receitas que nunca vi na minha vida aqui no Brasil. Ex.:queijo manchego e queijo mizithra. Prazer!

Ou seja, perdi R$ 27,99 mesmo. Aquela famosa frase que você já deve ter ouvido: o barato sai caro. Decepção total. É, meus queridos, voltemos, na humildade, pra nossa amiga simpática Rita Lobo. Toda chicosa, bonitona e magrinha. O livro é caro, mas pelo menos você entende as palavras e consegue achar os ingredientes. Preguiça de traduzir essas palavras doidas aí. Talvez os chefs profissas conheçam, mas uma reles mortal como eu, cozinheira preguiçosa que só quer receitinhas fáceis, não dá não. Tô fora!


Nenhum comentário:

Postar um comentário