terça-feira, 20 de fevereiro de 2018

Tia?!

Têm muitas faculdades na minha cidade. Então, em fevereiro é quase impossível não dar de cara com vários bixos te pedindo moeda e trocados. Tenho que os enfrentar umas dez vezes por dia pois passo sempre no mesmo semáforo onde eles mais gostam de ficar. Até já pensei em mudar o caminho pra voltar pra casa e evitar tudo isso. Tento lembrar que um dia já tive que fazer a mesma coisa e pagar mico. Mas ontem, estava entrando numa loja e dei de cara com um deles. Sem camisa, todo pintado, suado, nojento e com os cabelos azuis mal raspados , ele me perguntou:

Tia, você pode me dar um trocado?

Fiquei ali parada uns cinco segundos em silêncio, olhando para aquele ser, fazendo o download daquela primeira palavra tão pequenininha que ele usou ao se dirigir a minha pessoa.

Oi? Você disse tia? TIA? Sabe quantos anos eu tenho, meu querido? SABE?! 36!Tá me chamando de velha caquética? Velha é a sua vó!! Sabia que esses dias fui no show do Coldplay cover,


Nem vou mais pra balada nenhuma

que joguei num campeonato de vôlei (perdi, mas tudo bem)? Sabia que faço exercício três vezes na semana e jogo tênis, que passo vitamina C, protetor solar, corretivo e maquiagem todos os dias, que fiz alongamento de cílios e tenho um blog...pra quê? PRA QUÊ, ME DIZ?! HEIN?! PRA NINGUÉM ME CHAMAR DE TIA! TÁ OUVINDO, SEU BABACA!!!!! E tem outra: ainda não estou fazendo crochê, jogando baralho a tarde ou dominó, com a cara cheia de rugas igual um maracujá abandonado há dois meses na fruteira. Se sua tia está fazendo isso, legal pra ela. Sabia que, na minha turma, sou a mais novinha? Que lá todos já tem quarenta ou mais?  Tudo bem que assisti Esqueceram de mim e Titanic no cinema. Tudo bem que eu usava a vitrola pra ouvir música, disquete, walkman, fita cassete e VHS. Tudo bem que eu fiz datilografia e a primeira coisa que eu procuro quando saio hoje com os amigos é um lugar pra sentar. Tudo bem que, ao fazer um ventinho pré anunciando uma chuva, saio correndo pra tirar as roupas do varal. Tudo bem que já tenho que fazer mamografia. Mas ainda não preciso pintar os cabelos brancos. Toma essa bocó! Os amiguinhos dos meus filhos até podem me chamar de tia, pois são pequenos e os vi nascer, agora você, esse baita marmanjo, aí não! Não vou aceitar, ok? Combinado?


Não, não disse nada disso. Apenas pronunciei, baixinho e bem desanimada: "Nossa, difícil ouvir essa palavra: tia". E ainda dei trinta centavos pra ele, única coisa que eu tinha de trocado, pois Deus nos disse que temos que amar nossos inimigos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário